quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Jantares-Tertúlia «Tempestades no Cantarinho», 7 de Novembro de 2013



No próximo dia 7 Novembro vamos ter um novo jantar-tertúlia no restaurante al cantaro (Rampa das Necessidades, 6, Alcântara, Lisboa). Desta vez o jantar começará às 20:15 e será servido sob a forma de um buffet, para agilizar o serviço.

O tema versado será a Inquisição e o principal orador será Bruno Lopes, bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a dissertação Os pilares financeiros da Inquisição Portuguesa (1640-1773).

Nascido em 1985 em Arraiolos, Bruno Lopes é licenciado em História – Ramo de Património Cultural (Universidade de Évora), Mestre em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural – Ramo de Património Artístico e História da Arte (Universidade de Évora) e prepara agora uma tese de Doutoramento sobre os pilares financeiros da Inquisição. Além disso, é membro-colaborador do Grupo de História das Populações - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória/Universidade do Minho (GHP-CITCEM/UM) e do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UÉ).

Na Apenas Livros, já publicou O Castelo de Arraiolos (2008),  Contributos para a História dos Tapetes de Arraiolos (2009, co-edição com a Terramar), Conversas à volta de Santana do Campo (org., 2010) e A Inquisição em Terra de Cristãos-Novos. Arraiolos 1570-1773 (2013).

Apareçam, porque a ementa promete e o orador tem coisas novas para dizer.

Lançamento de «Licores de Portugal» de Ana Marques Pereira, 7 de Novembro, 18 horas, Centro das Artes Culinárias



No próximo dia 7 de Novembro (quinta-feira), pelas 18 horas, no Centro das Artes Culinárias, poderá assistir ao lançamento do novo livro de Ana Marques Pereira, cuja apresentação estará a cargo de Maria Proença e Fernando Melo.

Ana Marques Pereira publicou na Apenas a primeira obra sobre fabrico de manteiga – A manteiga em Portugal. Pequena história. Agora empenhou-se profundamente num campo igualmente virgem: cem anos de história d’Os licores em Portugal (ed. de autor).

Damos os parabéns a esta autora que, sistematicamente, investiga áreas inéditas e tão interessantes do nosso património quotidiano, esquecido e desleixado, tantas vezes, pelos próprios sectores a que pertencem. Aproveitamos também para recomendar vivamente o seu Garfadas on line, o melhor blogue português na área da ciência gastronómica.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Colóquio «o Jogo», de 24 a 26 de Outubro na FCSH




A convite da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Apenas Livros estará presente no Colóquio «O Jogo», que decorrerá entre 24 e 26 de Outubro na FCSH (Avenida de Berna, 26-C, Lisboa), no auditório 2, piso 3 da Torre B. Todos os interessados terão a oportunidade de conhecer e adquirir os livros que temos vindo a publicar sobre esta temática.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

História dos Jogos em Portugal II


Um ano depois das primeiras jornadas sobre História dos Jogos em Portugal, o encontro repete-se, desta vez em Penafiel.

História dos Jogos em Portugal II ocorrerá já no próximo sábado 19 de Outubro, entre as 9:00 e as 18:30,  no Museu Municipal de Penafiel. O evento é organizado pela Associação Ludus, pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) e pela Adiscrep - Associação Para o desenvolvimento de Penafiel (organização local).


Não perca, porque o programa promete: