terça-feira, 30 de setembro de 2014

«Simbologia do Baralho Histórico Português» de Fernanda Frazão e Gabriela Morais


E publicámos mais um estudo sobre cartas de jogar, da autoria das investigadoras Fernanda Frazão e Gabriela Morais: «Simbologia do Baralho Histórico Português».

Aqui vos deixamos a capa e o índice para aguçar a curiosidade.






sexta-feira, 26 de setembro de 2014

«Recreios Collegiaes» da autoria do Padre Pedro Aloy




Publicámos, em parceria com a Associação Ludus, a obra Recreios Collegiaes da autoria do Padre Pedro Aloy (ou Elói). Originalmente publicada em 1882, a obra visava «proporcionar aos alunos internos dos colégios jesuítas uma diversidade de passatempos que os mantivessem socialmente ocupados durante os diversos recreios do dia e das estações do ano escolar».

«O educador jesuíta compilou as regras de 22 jogos maiores (recreios longos), 22 jogos menores (recreios curtos) e um apêndice de jogos de sala (próprios para enfermaria), exceptuando os de cartas e de armas.»

Com a publicação deste livro procuramos reconstituir uma memória etnográfica de extrema importância para os estudiosos da História da prática lúdica, mas também para todos os interessados neste tema, que assim conhecerão jogos de grande antiguidade, muitos deles desconhecidos nos nossos dias.

Jornadas de História dos Jogos em Portugal, 4 de Outubro, MUHNAC



As terceiras jornadas sobre jogos em Portugal ocorrerão no dia 4 de Outubro (sábado), entre as 9:00 e as 18:00, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Rua da Escola Politécnica, 58-60, Lisboa). A entrada é livre, mas requer inscrição através do e-mail  jhjp@ludicum.org

Além das comunicações, haverá uma visita guiada à exposição permanente de Tabuleiros de Jogo, venda de livros e jogos e uma exposição de objectos de colecção ligados a jogos. 

Lançaremos ainda a obra História e estórias de jogos em Penafiel. 2.ªs Jornadas de História dos Jogos em Portugal, que reúne as comunicações de 2013.




terça-feira, 9 de setembro de 2014

História dos Jogos em Portugal III


Em Outubro voltaremos a participar nas Jornadas de História dos Jogos em Portugal. Haverá uma visita guiada à exposição permanente de Tabuleiros de Jogo, venda de livros e jogos e uma exposição de objectos de colecção ligados a jogos. 

Lançaremos História e estórias de jogos em Penafiel. 2ªs Jornadas de História dos Jogos em Portugal, obra que reúne as comunicações de 2013. A entrada é livre. 

Lembramos ainda que em 2013 editámos o livro 1ªs Jornadas de História dos Jogos em Portugal, que contém as comunicações de 2012.

 
 Publicaremos o programa em breve.