segunda-feira, 7 de maio de 2012

Quem Somos


Era uma vez três amigos que em agosto de 1997 se juntaram para editar e divulgar obras clássicas que não faziam parte do mainstream. Assim nasceu a editora Apenas Livros, que em Abril de 1998 lançou Lisboa no Ano 2000 de Melo de Mattos, livro editado pela primeira vez em 1906. No mesmo ano publicaram A História das Cartas de Jogar de Egas Moniz, originalmente editado em 1942.

Durante vários anos só publicaram autores clássicos, mas em 2000 saía Viagens do Diabo em Portugal, uma antologia de contos tradicionais e lendas organizada por Fernanda Frazão. Um ano depois introduziram no mercado um baralho de cartas com textos de Fernando Pessoa, em português, inglês e castelhano: Fernando Pessoa & Cª.

Em 2002, publicaram pela primeira vez um livro de uma autora contemporânea:  o ensaio Cuidar da Criação.Galinhas, Galos, Frangos e Pintos na Tradição Popular Portuguesa de Ana Paula Guimarães. Foi a primeira obra sobre tradições populares, uma temática que haveria de originar três colecções.

Em Outubro de 2002, iniciou-se um novo percurso, com a publicação de pequenas obras, quase sempre originais, incluídas em colecções específicas e dirigidas por especialistas das respectivas áreas. Fernanda Frazão intitulou o projecto de A Árvore dos Saberes e a primeira colecção, sobre História, denominou-se ofiúsa (nome que os Gregos antigos davam ao território que é hoje Portugal). 


Em 2003, introduziram no mercado um jogo de cartas didáctico: A Arca dos Contos de Maria Teresa Meireles, com ilustrações de Danuta Wojciechowska, destinado a crianças.

No final de 2011 a Apenas Livros tinha já publicado 485 títulos, 360 autores (incluindo autores estrangeiro oriundos de países como Brasil, Itália, Estados Unidos da América, Espanha, França, Roménia, Reino Unido, Colômbia, Áustria, Holanda, Moçambique e Peru) e 31 colecções de cordel.

Sem comentários:

Enviar um comentário