terça-feira, 3 de julho de 2012

Gabriela Morais




Colaboradora da Apenas desde o primeiro momento, Gabriela Morais licenciou-se em História em 1968 na Faculdade de Letras de Lisboa e possui um currículo extenso como escritora e divulgadora da História e Cultura portuguesas. 

Como investigadora, relaciona informações de diferentes fontes:  a genética, a arqueologia, as tradições populares e a história nacional e local. É membro do grupo de investigação internacional «Paradigma da Continuidade Paleolítica». Dirige a colecção Ofiúsa (nome pelo qual foi outrora conhecido o território que é hoje Portugal).

Publicou livros de cordel nas colecções Ofiúsa, Os Vicentes, As Idades dos Sabores e Literatralha Nobelizável.

Na Outra Apenas publicou A Senhora de Ofiúsa, livro de ficção para todas as idades que conta a história de dois adolescentes que viajam por vários momentos pré-históricos e visitam a Terra de Ofiúsa. Como nos diz Maria Estela Guedes: «A fantasia agarra-se à lenda e aos documentos, sejam eles orais, escritos, objectos como peças de cerâmica estudados nos museus, lugares como as grutas do Escoural ou recintos arqueológicos como o Cromeleque dos Almendres».No final do livro há um capítulo para pais e educadores poderem responder às dúvidas dos seus educandos.


Sem comentários:

Enviar um comentário