segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Noites com Poemas - Um Novo Olhar sobre a Inquisição, com o historiador Bruno Lopes




Na próxima sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, teremos mais uma Noite com Poemas na Biblioteca Municipal de Cascais, em S. Domingos de Rana, na qual o historiador Bruno Lopes, autor de vários livros que publicámos, nos vai falar sobre a Inquisição. Mas fiquemos com as palavras de Jorge Castro, também nosso autor, e anfitrião habitual destas Noites com Poemas.

«No próximo dia 21 de Fevereiro (sexta-feira), pelas 21h30, como sempre na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, contaremos, nesta nossa 94ª sessão, com a presença do historiador e investigador Bruno Lopes que nos falará sobre um tema cuja poética se nos deparará aparentemente estranha, mas que não deixa de constituir, entretanto, um interessante desafio para quem dela pretenda fazer tal abordagem (e aqui ocorre-me António Serrão de Crasto e Os Ratos da Inquisição...): Um novo olhar sobre a Inquisição, eis o tema proposto.

Tema já desenvolvido em obra escrita pelo nosso convidado, que nos refere: Os estudos históricos sobre o tribunal da Inquisição têm longa tradição em Portugal. Desde o século XIX que este objecto de estudo tem despertado interesse. No entanto, a forma de olhar para o Santo Ofício tem-se centrado, sobretudo, na repressão das minorias religiosas e no controlo comportamental. Contudo, aquele tribunal teve outras facetas que marcaram profundamente a sociedade portuguesa. Daí, nos últimos anos ter passado a tema das agendas historiográficas nacionais e internacionais.

Desta instituição, que tanto lastro terá deixado no ser e estar da sociedade portuguesa enquanto teve existência oficial, mas cuja influência se projectará até aos dias de hoje, em mecanismos de que todos somos feitos - ainda que talvez uns mais do que outros... -, muito haverá a apurar e a conhecer, porventura para melhor nos conhecermos a nós próprios.

E mais se dirá nesta sessão onde, também como sempre, contaremos com a vossa presença.

Jorge Castro»

Sem comentários:

Enviar um comentário